Quadro Complementar Para Avaliar A Gestão Das Finanças Públicas Sensível Ao Género

O quadro de avaliação suplementar para avaliar a gestão financeira pública sensível ao género facilita a coleta de informações para avaliar em que medida os sistemas de gestão das finanças públicas (GFP) dos países respondem às diferentes necessidades de homens e mulheres, e subgrupos dentro dessas categorias.

O quadro de avaliação tem nove indicadores distribuídos ao longo do ciclo orçamental e pode ser aplicado a nível nacional ou subnacional.

O guião inclui orientações para as equipas de avaliação sobre como aplicar o quadro de avaliação.

O guião apresenta a estrutura do quadro de avaliação e fornece informações sobre a definição e os objetivos da avaliação da GFP sensível ao gênero. Ele fornece uma visão geral do contexto e das principais tendências na aplicação da GFPSG (Gestão das Finanças Públicas Sensível ao Gênero) e apresenta orientações de medição detalhadas, incluindo esclarecimentos e definições para um conjunto de questões-chave para avaliar o desempenho de um país na aplicação de considerações de sobre gênero aos seus sistemas, processos e instituições de GFP.

O guião também inclui estudos de caso de países, destacando exemplos do uso da GFP sensível ao género em vários países e regiões ao redor do mundo.

Quadro Complementar Para Avaliar A Gestão Das Finanças Públicas Sensível Ao Género (Português)